Corte dela Maestà, Civita di Bagnoregio, Itália

Perto de Roma, no topo de uma colina, a vila medieval de Civita di Bagnoregio é uma visão tão magnífica que é difícil entender por que os italianos a chamavam de la cittá ché muore – a cidade que morre.
Em 1685, um terramoto atingiu a cidade obrigando os seus moradores a abandoná-la, incluindo o bispo, que deixou para trás a sua casa e o seminário. Séculos mais tarde, um psicólogo italiano e a sua mulher compraram a antiga construção. Mantiveram parte da residência do bispo como casa de férias e transformaram o resto do local numa charmosa e fantástica casa de hóspedes chamada Corte dela Maestà. O nome significa “corte da majestade”, o que pode parecer um pouco exagerado para uma “pousada”… até lá entrarmos, claro.
É difícil imaginar um refúgio mais agradável e tão convenientemente localizado próximo de Roma. Quando se chega ao hotel ao cair da tarde, o cenário é ainda mais encantador. Velas instaladas em imensas lanternas de vidro iluminam o caminho até ao portão de entrada cercado por heras, seguindo através dos corredores de pedra arqueados que conduzem a espaços revestidos de tijolos que compõem a antiga residência, onde frescos decoram os tectos e o calor da antiga lareira aquece os ambientes.
O hotel tem apenas cinco quartos, cada um meticulosamente restaurado e decorado com a colecção dos proprietários, composta de obras de arte originais e peças de antiquário: Um dos quartos tem uma cama com dossel e banheira de ferro fundido; outro é decorado com um fresco original; e, outro ainda, exibe uma cabeceira decorativa usada numa produção teatral do século XIX.
Apesar de não haver televisão ou ar condicionado, toda a propriedade tem acesso à internet. Pode, por isso, utilizá-la para postar uma foto do belíssimo pequeno-almoço servido sob uma imensa figueira, ou do colorido jardim repleto de hortênsias gigantes, ou dos tradicionais bolinhos preparados todas as tardes, ou dos vinhos e queijos locais servidos à luz de velas na antiga adega do bispo.
Se o tempo estiver favorável, é impossível resistir a uma caminhada nocturna pela vila de Civita di Bagnoregio para conhecer os excelentes restaurantes familiares espalhados em volta da praça e a extensa ponte que liga a pequena vila à Itália dos dias de hoje.
E, se o clima não ajudar, também não há problema. A aconchegante biblioteca e a área comum instalada na cave, com um antigo piano Forneris, são igualmente charmosas. O hotel não tem restaurante mas, mediante prévia solicitação, pode servir jantares, aperitivos ou uma tábua de queijos para ser degustada perto da lareira.

Ligue e reserve já

Telefone 213 565 370
Segunda a Sexta das 9.00 às 18.30