Longe da agitação urbana de Estocolmo, num recanto da ilha de Gotland, fica a remota península de Furillen. Era uma área militar até meados de 1990 e é ainda bastante desconhecida do turismo e mesmo de muitos viajantes mais "eruditos"...Ali as surpresas aparecem a cada esquina: formações calcárias escarpadas ao lado de praias desertas, e ninhos de pássaros do mar pousados entre as ruínas de uma antiga pedreira.Esta é a Suécia de Stieg Larsson e de Ingmar Bergman (de facto o famoso director viveu ali bem perto) - selvagem, romântica, repleta de uma beleza brutal.Um ferry rápido ou um avião transportam os hóspedes desde o continente até à medieval de Visby, cidade património da Humanidade rodeada por antigas muralhas de pedra. Dali são depois 45 quilómetros de carro até ao hotel, durante os quais a paisagem fica progressiva e estranhamente mais selvagem.Finalmente, uma impressionante estrutura cinzenta surge diante dos olhos: é o Fabriken Furillen, uma fábrica de cal e obra-prima eco-friendly de design criada pelo fotógrafo Johan Hellström.Lá dentro, os hóspedes encontram um interior calorosamente acolhedor que utiliza moderno design escandinavo e incorpora uma miríade de sombras cinza e branco encontradas na paisagem circundante.No restaurante, a antiga cantina dos trabalhadores da fábrica, cadeias pesadas ainda pendem do tecto. Ali pode desfrutar de uma refeição preparada com ingredientes frescos locais e sazonais da própria quinta do hotel.Depois é dormir num imenso estúdio, numa suite espaçosa, ou num dos 14 quartos duplos ou individuais, onde se desfruta de uma magnífica vista sobre o mar Báltico ou da pedreira e dos seus montes de cascalho. Como alternativa, pode encontrar a solidão perfeita numa das duas cabines de electricidade instaladas na ponta sul da península.
Depois de instalado (e bem instalado diga-se) é tempo de explorar: visite a aldeia piscatória de Lergrav, apanhe um ferry para a ilha de Fårö, experimente o ambiente que inspirou Ingmar Bergman, ou atravesse os lugares mais recônditos da península numa bicicleta "Sheppskult", fornecida gratuitamente.
No Fabriken Furillen, localizado numa remota pedreira de calcário hoje reserva natural, os viajantes encontrarão um suave "casulo" no meio de um ambiente rude e áspero se bem que inspirador e cem por cento natural.
Suécia