Cada importante fashion house tem as suas raízes e, para Alexander McQueen, as sementes foram lançadas em Savile Row, onde um jovem Lee McQueen trabalhou como aprendiz nos alfaiates Anderson e Sheppard. O que aprendeu nesse percurso incutiu-lhe um enfoque forte na alfaiataria de marca, por isso a abertura da sua primeira menswear flagship é um pouco um regresso a casa...Concebida pelo directora criativa Sarah Burton como um espaço "mergulhado nos códigos da casa", o interior íntimo mas marcante do número 9 de Savile Row foi desenhado por David Collins - responsável também é pelo store concept das novas lojas femininas.O chão impressionante de mármore Nero Argento triturado e remontado conduz-nos ao corpo principal da loja, que manteve o piso no parquet original. Ali, peças de pronto-a-vestir - penduradas num braço de bronze que, numa inspecção mais rigorosa, é esculpido como se de vértebras de uma coluna se tratassem - estão dispostas sobre um estreito e central tapete vermelho, inspirado nos desfiles militares.Os motivos naturais - um tema forte de McQueen - abundam por toda parte. Alguns são imediatamente visíveis, como a romântica country house tipicamente britânica com painéis brancos (que a própria Burton se encarregou de preparar). Outros são divertidamente subtis, como um conjunto de garras em forma de pé, um pequeno crânio em ouro, ou os chifres retorcidos de um alce.Uma caixa de vidro gigante na extremidade da loja marca um espaço para exposições pronto para sediar algumas instalações de arte. Com curadoria de Sadie Coles, apresenta actualmente "Icon", uma escultura de 2006 de Sarah Lucas, representando o dançarino Michael Clark.Existem planos para transformar a cave (ainda vazia) numa oficina para um serviço de alfaiataria sob medida, o que diz muito sobre a nova direcção que Alexander McQueen pretende incutir à sua moda masculina (o que até agora tem sido ofuscado pela sua oferta de moda feminina).
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