Setouchi Retreat Aonagi, Matsuyama, Japão

Setouchi Retiro Aonagi é um templo em betão, projectado por um mestre dos tempos modernos; e, enquanto espaço prático, eminentemente habitável, é também uma obra de arte em si.
A ideia de um hotel de montanha no Japão traz consigo certas ideias prá-definidas, a maioria delas justificadas: uma delas retrata um ryokan, calmo, discretamente aninhado entre as folhagens, silencioso e digno. Poderíamos acrescentar depois a sua localização: em Ehime, a noroeste de Shikoku – uma terra de alturas escarpadas e costa esfarrapada, o oposto polar da urbanidade hiper activa de Tóquio. Assim é, então o Setouchi Retiro Aonagi, com a sua majestade arquitectónica e vista para o Mar Interior de Seto.
O olho magistral de Tadao Ando revela-se em cada centímetro de Setouchi - paciente, clean, quintessencialmente japonês, com os seus espaços profundamente vazios a induzirem uma reverente consideração pelos materiais. Nunca é arrogante e inspira um silêncio bem-vindo; olhando para o abstracto jardim de pedras ou através das janelas maciças do chão ao tecto, sente-se, definitivamente, a actividade frenética da mente para combinar com o seu ambiente.
Nas mãos de Ando, o betão torna-se, paradoxalmente, leve, e os veios de luz que perpassam através do vidro parecem adquirir dignidade.
Encostado a um excelente campo de golf, tem razão quem lhe chama "minimal luxury", e estende-se aos (apenas) sete quartos do hotel. Uma paleta de branco sobre branco faz concessões a uma lâmpada de tripé aqui, um pedaço de hábil mobília em madeira de louro acolá mas, principalmente, o espaço em si permanece serenamente intocado. Tem, claro, os benchmarks da tecnologia contemporânea - flatscreens, iPad controles, wi-fi gratuito - mas que imediatamente de diluem na comparação com a vista do mar desde o terraço.
Esta aura de mistério não é quebrada nos espaços públicos; seja a saborear um slurping udon (uma especialidade Shikoku) no restaurante ou a relaxar na piscina, irá econtrar, sentir e viver continuamente esta claridade pristina. E, se tudo correr bem, irá mesmo levá-la consigo quando sair.

Ligue e reserve já

Telefone 213 565 370
Segunda a Sexta das 9.00 às 18.30